sexta-feira, 24 de julho de 2020

A linha 161

O começo

Quando eu era bem pequeno, eu gostava de ônibus de uma linha chamada [Brigadeiro/Ivo Borges/Av. Mascarenhas de Morais], bem eu raramente via, mas achava bem legal, nunca tinha sequer andado nesta linha, ela era a linha 161. Indo bem à frente eu passei um dia na estação Aeroporto e vi que tinha uma linha chamada [TI. Aeroporto/TI. Prazeres], achei interessante uma linha que ligava duas estações que eram relativamente próximas e decidi pegar essa linha quando eu estava indo para lá, desci do metrô e peguei o ônibus na integração, conversei um pouco com o cobrador dessa linha e tudo mais e depois, após algumas pesquisas (na verdade, por acaso), descobri que essa linha era a antiga Brigadeiro Ivo Borges, sendo que ela tinha sido alterada, consegui mais informações sobre a linha através de fotos e de conversa com o cobrador extremamente gentil da linha.
A linha teve diversas fases, começando como Brigadeiro Ivo Borges, com mais de uma dezena de ônibus, depois passando para Brigadeiro Ivo Borges/ TI. Aeroporto, creio que nesta fase a linha tenha parado de seguir até o Camelódromo e Cais de Santa Rita e começou a parar no TI. Aeroporto, depois a linha se tornou o que é hoje, TI. Aeroporto/TI. Prazeres, que é um passeio turístico por Jaboatão dos Guararapes, se você quer saber, passa em todos os cantos da cidade, nesta fase a linha começou com dois ônibus, mas agora só tem um, eu só comecei a pegar esta linha (por volta de 2018) quando só tinha um ônibus.

Os ônibus na última fase

Quando eu comecei a pegar esta linha na última fase o primeiro ônibus que eu peguei foi o 186 (Um Neobus Mega chassis MB OF 1722M), clássico, infelizmente creio que não tenho foto do mesmo, mas você pode encontrar fotos dele na internet, de vez em quando, quando se fazia manutenção do ônibus da linha, eles trocavam, mas sempre tinha um que era "oficial".
O ônibus foi trocado pelo 273 posteriormente, que eu tenho foto, é um Marcopolo Torino G7 com a mesma motorização do Neobus Mega.


Por último, o 255, mesmo modelo do anterior, só mudava a pintura, que era agora SEI Interterminal, ao invés de Circular.




Considerações finais

A linha foi muito importante e, recentemente, a linha passou a rodar sem cobrador, o que é uma grande pena, pois acabei virando amigo do cobrador desta linha, que tinha muitos anos de experiência, o nome dele é João, uma grande pessoa, carismático e que fazia a vida dessa linha.
À todos que fizeram estes grandes momentos possíveis, o meu sincero obrigado.
Motorista do 273 mandando um legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário